Posted
segunda-feira, novembro 04, 2002
Sucesso e Alma
Já fui convidado a participar de uma banda que visava unicamente o dinheiro. E eu sentia aquele embrulho estranho no estômago toda vez que eles se referiam à própria banda como "o produto". "O produto foi aprovado por Fulano" ou "o produto tem tudo para ser bem recebido no mercado". Agüentei uma semana - dois ensaios.
É mais ou menos como o preenchimento de um cadastro desses da Internet, trazido à tona pela nossa doce estrela: No campo profissão, dentre as várias opções, uma era: "comerciante/artista". Até que ponto vai a alma de alguém... eu que nunca tive a ilusão de ser um cara perfeito, que tivesse consciência de todos os meus atos, nunca admitiria a hipótese de vender algo assim. Só penso, triste com meu zíper (os botões já caíram): o que leva uma pessoa a fazer isso? E respondo, no segundo seguinte: dinheiro. E não consigo deixar de dar aquele sorriso de lado, amarelo, e reconhecer que a culpa não é deles.
Uma vez, minha sobrinha me perguntou: "Tio, quem foi o melhor guitarrista do mundo, o melhor de todos?" - e a resposta, que ela não entendeu muito bem, mas que daqui a alguns anos talvez fará um pouco mais de sentido em sua linda cabecinha de criança, foi a seguinte: "acho que foi um joão qualquer, que morava numa casinha pobre, trabalhava em três empregos pra sustentar a mãe e seus cinco irmãos, e só tinha tempo de pegar seu violãozinho surrado de vez em quando, aos domingos. Mas que nunca teve sua chance".
Jimi Hendrix foi um crioulinho pobre de Seattle que teve sua chance - por pouco não foi apenas mais um jovem americano que morreu na guerra do Vietnã - ele que, poucos anos antes do sucesso, era paraquedista do exército americano. E se ele não tivesse sua chance? O mundo hoje estaria em seu pleno curso, o meu guitarrista preferido seria outro, e a vida estaria seguindo seu caminho imperturbável até o fim.
Por isso é que eu acho que o artista mais genial do mundo ainda não foi descoberto. Porque isso é questão de alma - e alma, todos temos. É só deixá-la falar, bem alto.
mais uma de Mr. Raulzito
Posted
domingo, novembro 03, 2002
# Conversa de um cara com o atendimento da assistência técnica do celular:
Como não ficou pronto ainda? Vocês me garantiram que em dois dias o telefone estaria consertado, e já tem quase uma semana. Eu preciso desse telefone e... O quê? Minha filha, você não está me entendendo. Eu sou bicha, homossexual. Estou indo buscar o telefone em meia hora. Se ele não estiver pronto você vai ver o escândalo que eu vou fazer aí nessa loja!
Lógico que quando chegou lá o telefone já estava consertadinho.
26.9.02
Sgmed